Novembro Azul – Por que é importante?

urologista tangara da serra

A Campanha Novembro Azul é realizada todos os anos no mês de novembro desde 2012. O objetivo é conscientizar os homens sobre a realização de exames de rastreamento do câncer de próstata. Mas porque isso é importante?

O Câncer de Próstata

urologista tangara da serra

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum nos homens, atrás apenas do câncer de pele. É tão comum que 1 em cada 6 homens vai ter essa doença em algum momento da sua vida. A cada 7 minutos um brasileiro descobre que tem câncer de próstata, e a cada 40 minutos um homem morre devido ao câncer de próstata.

Na fase inicial, não apresenta nenhum tipo de sintoma. A pessoa pode ter a doença e nem imagina. Os sintomas só aparecem na fase tardia da doença, quando muitas vezes não há mais possibilidade de cura.

Como descobrir se tenho câncer?

urologista tangara da serra

Existe uma forma relativamente fácil de descobrir se a pessoa pode estar com câncer de próstata: um exame de sangue (PSA) e o exame de toque retal.

O PSA é um exame de sangue que detecta alterações na próstata. Quando uma pessoa começa a ter um câncer, o PSA logo se altera. À medida que a doença avança, é comum também o exame de toque retal mostrar algum caroço ou nódulo endurecido na próstata.

urologista tangara da serra

Por isso estes dois exames são utilizados para a investigação de câncer de próstata, o que é conhecido por rastreamento. Caso uma pessoa tenha PSA e exame de toque retal normais, a chance de estar com câncer detectável é mínima. Caso algum destes exames esteja alterado, há suspeita de algum problema na próstata, de forma que é necessária uma investigação mais aprofundada. O exame que confirma se a pessoa tem câncer ou não é a biópsia de próstata.

Quem deve fazer o rastreamento?

urologista tangara da serra

Atualmente, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todo homem com mais de 50 anos de idade faça uma consulta com o urologista para rastreamento do câncer de próstata. Caso a pessoa tenha algum parente que teve câncer de próstata, seja obeso ou da raça negra, recomenda-se que faça esta investigação a partir dos 45 anos.

Nesta consulta o urologista vai conversar com a pessoa, avaliar fatores de risco e solicitar os exames necessários. É uma oportunidade também para esclarecimento de dúvidas e orientações sobre a saúde do homem.

Existe tratamento?

Felizmente sim! Quando o câncer de próstata de próstata é descoberto na fase inicial, existe tratamento e cura. Cerca de 90 a 95% dos paciente ficam curados quando tratados precocemente.

Ao contrário, quando o câncer é descoberto tardiamente, pode ser que não seja mais possível curá-lo. No entanto existem opções de tratamento para retardar o desenvolvimento da doença, permitindo ao paciente viver mais tempo e com mais qualidade de vida.

Mensagem final

O câncer de próstata é muito comum, porém existe tratamento e cura! O mais importante é descobrir a doença precocemente, quando há maiores chances de cura. Consulte seu urologista regularmente. Homem que é homem se cuida!